Telemedicina de Rio Preto inspira modernização da saúde em Marília

Profissionais de Marília conhecem sistema remoto de atendimento para ampliar acesso

Telemedicina de Rio Preto é exclusiva para munícipes usuários do SUS
30 de Maio de 2025 - 10h34

Um grupo de profissionais da saúde de Marília/SP esteve em São José do Rio Preto nesta semana para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do serviço de Telemedicina implantado pela Secretaria Municipal de Saúde. A visita teve como objetivo principal o estudo da viabilidade da implementação de um sistema semelhante no município de Marília, com foco no fortalecimento da Atenção Primária.

Participaram da visita Juliana Carvalho Bortoletto e Vivian Martinelli Funai, enfermeiras que atuam na coordenação da Atenção Primária de Marília, Thais de Moura Leatti, coordenadora de Vigilância em Saúde, e Roberta Flores, médica fisiatra e superintendente de Gestão. As profissionais foram recepcionadas pela diretora de Gestão Estratégica do SUS de São José do Rio Preto, Paula Sodré, que apresentou todo o sistema de saúde local.

“Ficamos fã só com o primeiro impacto. A estrutura é grande e oferece tudo pelo município. Sensacional a estrutura. Dá pra pegar bastante ideias. Queremos uma igual”, comentou uma das representantes da equipe de Marília.

Telemedicina com resultados expressivos
A Telemedicina de Rio Preto se consolidou como um serviço acessível e eficiente. Apenas no primeiro quadrimestre de 2025, foram realizadas 33.585 teleconsultas — quase o dobro da média registrada no mesmo período de 2024, que era de cerca de 18 mil atendimentos. O serviço funciona com agendamento pelo telefone 0800 77 22 123, e a consulta é realizada remotamente com retorno do médico no horário marcado.

Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos fins de semana e feriados, das 7h às 17h. Já os atendimentos médicos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Voltado para casos leves, o serviço oferece receitas, atestados e encaminhamentos para exames quando necessário, contando também com equipe multiprofissional e intérprete de Libras.

Organização e integração
Durante a visita, Paula Sodré apresentou também a organização da rede municipal de saúde, que conta com 29 Unidades Básicas de Saúde, 84 equipes de Saúde da Família, unidades de pronto atendimento (UPAs), centros de especialidades e estruturas como CAPS, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), CER III, ambulatório de ostomia e outros.

A regulação da demanda é feita por uma central com fila única, garantindo maior equidade no acesso aos atendimentos. A diretora explicou ainda o funcionamento do sistema de monitoramento, da residência médica e da divisão entre os níveis de atenção.

“Nosso objetivo é garantir um cuidado contínuo, desde a atenção básica até os serviços especializados. A Telemedicina veio como uma aliada estratégica para ampliar o acesso e desafogar os atendimentos presenciais, sem perder qualidade”, destacou Paula Sodré.

Além de conhecerem a tecnologia da teleconsulta, as gestoras de Marília buscaram informações sobre como aplicar um processo mais eficiente de regulação, cadastro de pacientes, fluxo de atendimento e qualificação da equipe técnica, com foco na modernização da saúde pública no município.